Wednesday, May 17, 2023

2ª estratégia: Criar problemas e dar a solução


 

É praticamente unânime o facto de que a mídia utiliza vários mecanismos a fim de manipular a opinião pública. Em razão disso, o francês Sylvain Timsit elaborou uma lista com as 10 principais estratégias de manipulação das massas, inspiradas no célebre linguista Noam Chomsky que descreve essas dez técnicas como "Armas silenciosas para guerras tranquilas" e acredita que são estratégias utilizadas diariamente há dezenas de anos para manobrar massas, criar um senso comum e conseguir fazer a população agir conforme interesses de uma pequena classe dominante.

A segunda estratégia de manipulação usada pelas massas é a de criar problemas e dar solução, conhecida como “problema-reação-solução”. Cria-se proporcionalmente um problema para gerar uma reacção no público, no intuito de que o mesmo seja visto como o responsável pelas medidas que o governo já iria adoptar. Ou seja, os governantes criam um problema e fazem os cidadãos verem isso como um problema que exige uma solução externa na qual eles mesmos propõem uma solução. Exemplo, quando querem privatizar uma empresa pública e intencionalmente pioram seu nível serviço. No final, isso justifica a venda.

Outros exemplos para uma maior compreensão, o governo pode deixar que se desenvolva ou que se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas desfavoráveis à liberdade (como as aclamações pelo retorno da ditadura militar). Também é comum criar uma crise econômica para fazer que aceitem como “males necessários” o retrocesso dos direitos sociais e desmantelamento dos serviços públicos.

No comments:

Post a Comment

Fechamento de espaço cívico no período eleitoral

 Segundo Hanlon (2019) e Matsinhe (2020), as organizações da sociedade civil têm desempenhado papel importante enquanto grupo de pressão e m...