Introdução ao jornalismo digital foi uma formação gratuita online dada pela REUTERS com objectivo de apresentar aos participantes as melhores práticas em jornalismo digital. Usando imagens atraentes e instruções práticas, o curso ofereceu informações valiosas em oito módulos que abordam a apuração de notícias digitais, verificação e reportagem, publicação eficaz nas mídias sociais, bem-estar e resiliência, comportamento que deve ser adoptado pelo jornalismo- cidadão e estratégias de pesquisas online, entre outros tópicos.
Vários estudos de jornalismo influentes mostram que cada vez mais consumidores de notícias no mundo inteiro anseiam por reportagens profundas e fatos neutros e imparciais, que antigamente esse papel era dado a um jornalista formado, mas actualmente, existe o jornalismo cidadão que é de extrema importância na sociedade atual. Com o avanço da tecnologia e o acesso generalizado à Internet, qualquer pessoa pode se tornar um jornalista em potencial, capturando e compartilhando informações instantaneamente através das redes sociais, blogs, vídeos e outros canais online, possibilitando uma participação mais ativa dos cidadãos no processo de coleta, produção e disseminação de notícias.
É inquestionável a importância do jornalismo cidadão na sociedade, o jornalismo cidadão permite que pessoas comuns participem ativamente do fluxo de informações, sem depender exclusivamente dos veículos de mídia tradicionais; têm maior facilidade para identificar e relatar eventos e problemas específicos de suas comunidades, que muitas vezes são negligenciados pela mídia convencional. Portanto, são por esses e outros factores não mencionados que se destaca a importância da formação do jornalismo cidadão de modo, aprender a fazer reportagens com responsabilidade, ética e verificação.
Contudo, tive uma experiência bastante interessante durante a formação, pois aumentou meu nível de abstração intelectual relativas ao jornalismo digital; Permitiu saber como se fazer uma pesquisa online, editar vídeos e fotos, fazer reportagem, entre outras componentes ligadas ao jornalismo digital. Não obstante, recomendo aos leitores quem fazem papel de jornalismo cidadão ou pretendem ser, a passar por essa formação, poderá mudar completamente sua visão e te tornar uma pessoa qualificada, e não só, no final da formação poderá obter um certificado de conclusão de formação.